Quinta-feira, 12 de Abril de 2007

Empresa Insulana de Navegação

O vapor Carvalho Araújo com a ilha do Pico, Açores, em fundo. (c. 1937)

 

   Fundada em 1871, a Empresa Insulana de navegação operava, na década de 1930, dois navios na rota entre Portugal continental e as ilhas adjacentes.

   O vapor Lima, adquirido na década de 1920, tinha uma lotação de 99 passageiros em 1.ª classe, 45 passageiros em 2.ª e 111 passageiros em 3.ª, deslocando 7.250 toneladas (3.865 de tonelagem bruta). Efectuava  a viagem que partia de Lisboa a 8 de cada mês, aportando ao Faial no dia 16. Durante os meses de Julho a Setembro fazia escala em Porto Santo, onde chegava a 10, na viagem de ida, e a 22 ou 23 na viagem de regresso. A viagem de regresso do Faial efectuava-se no mesmo dia, ou no dia seguinte, com chegada a Lisboa a 24 ou 25 desse mesmo mês.

   O vapor Carvalho Araújo, mandado construir em Itália no início da década de 1930, tinha uma lotação de 10 passageiros em camarote de luxo, 68 passageiros em 1.ª classe, 78 passageiros em 2.ª e 100 passageiros em 3.ª, deslocando 8.375 toneladas (4.468,80 de tonelagem bruta). Efectuava a viagem que partia de Lisboa a 23 de cada mês, aportando no Faial a 31 do mesmo mês, ou a 1 do mês seguinte. Chegava ao Corvo (escala efectuada apenas nos meses de Maio a Agosto, Outubro e Fevereiro, realizando neste último mês  apenas serviço de correio e passageiros), Flores de Santa Cruz e Flores das Lages no dia seguinte. Regressava do Faial a 2 ou 3 de cada mês, aportando em Lisboa a 8 ou 9.

   Em 1937, a passagem entre Lisboa e o Corvo custava 1.400$00 (camarotes A e B) ou 1.300$00 (camarotes C, D, e E), no Carvalho Araújo, e 1.080$00 (camarotes 11 a 16 e 28), no Lima, incluindo imposto de selo e sobretaxa para bagagem. Estes preços sofreram um agravamento de 10% a partir de Janeiro de 1938. A empresa proporcionava ainda passagens para viagem de excursão (bilhetes de ida e volta na mesma viagem, em 1.ª classe) ao preço de 1.547$00 cada, ou 1.456$00 para cada elemento de um grupo de 5 ou mais passageiros. As crianças dos 2 aos 4 anos pagavam um quarto e as crianças dos 4 aos 10 anos meia passagem.

   Em 1937, a Empresa Insulana de Navegação, do grupo Bensaúde & C.ª, Lda., tinha sede em Lisboa, no número 11 da Rua Nova do Almada, 1.º andar. Os seus agentes eram Germano Serrão Arnaud, em Lisboa; Blandy Brothers & C.º, Lda., na Madeira; José Leandro Chaves, em Santa Maria; Bensaúde & C.ª, Lda., em S. Miguel; Thomé de Castro, na Terceira; Manoel Cunha Vasconcelos, na Praia, Graciosa; Manoel Inácio B. Barcelos, em Santa Cruz, Graciosa; Fernando Bettencourt, na Calheta, S. Jorge; Silvério Avelar & F.º, em Velas, S. Jorge; Manoel Emílio Herz, no Cais, Pico; João Manoel Machado Soares, nas Lages, Pico; Bensaúde & C.ª, Lda., no Faial; Álvaro Carlos Flores, em Santa Cruz, nas Flores; António Luiz de Freitas, nas Lages, Flores; e Pedro Penedo da Rocha, no Corvo. Existia ainda uma sub-agência no Porto Santo, cujo responsável era José Sebastião Spínola.

 

Rotas da E.I.N. no arquipélago dos Açores (década de 1930).

publicado por blogdaruanove às 23:39
link do post | comentar | favorito
|
9 comentários:
De carlos monteiro a 23 de Abril de 2007 às 22:37
Caro amigo,
Gostaria de saber se o postal apresentado sobre o navio Carvalho é da Empresa Insulana de Navegação?
O meu obrigado!
De blogdaruanove a 24 de Abril de 2007 às 00:07
Prezado Carlos Monteiro:
A ilustração apresenta um detalhe da capa da brochura Um Cruzeiro á [sic] Madeira e aos Açôres, publicada pela Empresa Insulana de Navegação cerca de 1937. Com várias fotografias, a brochura, de 42 páginas, apresenta ainda três mapas (um deles reproduzido) e várias tabelas de preços e horários. Apresenta também uma pequena adenda com a actualização de preços para 1938.
Saudações!
De carlos monteiro a 24 de Abril de 2007 às 19:56
Caro amigo,
Muito obrigado pelos seus dados que me enviou! Acontece que tenho um catálogo de 1933, com muitas semelhanças, com o mesmo mapa de rotas mas com foto do SS/Carvalho Araújo, mas sem a sua aguarela. Daí ser a primeira vez que tenho conhecimento dessa imagem. O catálogo está em Francês, Inglês e Alemão.
Os meus agradecimentos,
Carlos Monteiro
De Anónimo a 16 de Fevereiro de 2008 às 13:08

Estimado Sr.

Desde há muito que procuro a data em que o Carvalho Araujo foi "internado" em gibraltar durante a 2ª Guerra mundial, pela marinha de guerra Inglesa.
Têm alguma referência que me possa indicar ?
O meu obrigado,
Carlos
De Carlos a 16 de Fevereiro de 2008 às 13:12
Estimado Sr.

Desde há muito que procuro a data em que o Carvalho Araujo foi "internado" em gibraltar durante a 2ª Guerra mundial, pela marinha de guerra Inglesa.
Têm alguma referência que me possa indicar ?
O meu obrigado,
Carlos

(aqui fica o meu contacto, em falta no post anterior : cmferreira@hotmail.com
De pedro a 11 de Dezembro de 2010 às 17:52
Boa noite

Tenho um selo com parte de um carimbo da Companhia Insulana de navegação. selo esse que circulou no periodo de 1953 a 1975.

A minha pergunta é como poderei saber quais os paquetes ao serviço desta companhia que navegaram no período que referi?

Onde poderei ver imagens do carimbos próprios de correio que cada um desses paquetes utilizava para obliterar a correspondencia?

Pode-me ajudar respondendo para o meu email?

Obg
De blogdaruanove a 16 de Dezembro de 2010 às 11:16
Lamento não dispor de informação ou documentação para responder às suas questões.

No entanto, creio que a primeira questão poderá encontrar resposta em publicações da época, particularmente em anúncios de imprensa local dos Açores.

Quanto à segunda questão, existem algumas publicações filatélicas portuguesas sobre correio marítimo, mas desconheço qualquer catalogação ou inventariação sistemática de carimbos paquebot da época.

De qualquer modo, as suas questões aqui ficam, para o caso de algum internauta poder contribuir para o seu esclarecimento.

Saudações.

BR9
De Isabel Lourenço a 18 de Setembro de 2011 às 22:14
Gostaria de saber se tem informações sobre o LIMA antes de 1920. Tenho um postal de 1917/1918 que tem escrito Lima- T.M.E.
Muito obrigada
De Redmond Breslin a 4 de Março de 2013 às 17:29
Cara Isabel,

Tenho informacao sobre o Lima em reposta a sua pergunta aqui. Talvez sabes isto agora mas se nao eu apresenta esta informacao.

O Lima foi construido em 1908 na Inglaterra pera a companhia Alemao Hamburg - American Lines. Ela foi chamada Westerwald. Se queres uma foto dela naqueles tempos por favor avisa me?
Durante a Primeira Guerra Mundial ela foi apreendida pelo Governo Portuguese e prestou servico com a Impresa Insulana de Navegacao. Eu viajei nela em 1966 quando fui 11 anos. Uma Grande Senhora do Mar!. Peco desculpa porque Portugues nao e a minha primeira lingua (sou Irlandes) e agora ruinado porque nao tenho falado a lingua para muitos anos.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. Old Chap

. Le Sacré du Printemps

. Word of Mouth

. Still Skating Around...

. Volare...

. Ouranos

. Staccato

. E Va...

. E La Nave Va...

. The End

.arquivos

. Fevereiro 2012

. Fevereiro 2011

. Fevereiro 2010

. Outubro 2009

. Junho 2009

. Fevereiro 2009

. Outubro 2008

. Junho 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

.Visitas

blogs SAPO

.subscrever feeds