Quinta-feira, 24 de Maio de 2007

Kuniyoshi

 

   Detalhe de uma xilogravura (1852) de Ichiyusai Kuniyoshi (1797-1861), representando um actor, não identificado, a desempenhar o papel de um shogun numa peça de teatro kabuki.

   Note-se o contorno pintado à volta dos olhos e a movimentação que o actor imprime ao olhar, característica que pretende acentuar a expressão de emoções e traduz uma representação exímia. 

   Durante o século XX, os grandes cultores ocidentais de mímica utilizaram a maquilhagem e a expressividade como característica fundamental das suas actuações, tal como o famoso mimo francês Marcel Marceu (pseudónimo de Marcel Mangel, n. 1923). 

   Marceu, evidentemente, surge na linha dos grandes actores  do cinema mudo e da comunicação não-verbal, como Charlot (Charles Chaplin, 1889-1977) e Pamplinas (Buster Keaton, pseudónimo de Joseph Frank Keaton VI, 1895-1966). O contorno da linha dos olhos era, aliás, uma das imagens de marca da expressividade do cinema mudo. 

 

 

© Blog da Rua Nove

 

publicado por blogdaruanove às 17:52
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. Old Chap

. Le Sacré du Printemps

. Word of Mouth

. Still Skating Around...

. Volare...

. Ouranos

. Staccato

. E Va...

. E La Nave Va...

. The End

.arquivos

. Fevereiro 2012

. Fevereiro 2011

. Fevereiro 2010

. Outubro 2009

. Junho 2009

. Fevereiro 2009

. Outubro 2008

. Junho 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

.Visitas

blogs SAPO

.subscrever feeds