Arquitectura Art Déco
O edifício Chrysler (1930), do arquitecto William van Halen (1883-1953), é um dos ícones da arquitectura historicamente relacionada com o estilo Art Déco. O seu recorrente aparecimento em dezenas de registos cinematográficos, e o seu consequente e inevitável glamour, quase nos fazem esquecer que na arquitectura contemporânea deste estilo também se integrava um movimento arquitectónico menos exuberante, mas sintomaticamente mais importante e influente para os arquitectos e historiadores de arte e de arquitectura - o movimento da Bauhaus (1919). O modernismo arquitectónico das décadas de 1920 a 1940 dividir-se-ia, assim, num movimento mais depurado, contido e racional, o da Bauhaus, e noutro mais extrovertido e claramente favorecedor dos pormenores decorativos, exteriores e interiores, dos edifícios, aquele que habitualmente se associa ao estilo Art Déco.
Photo © Fundação de Serralves, Porto.
Em Portugal, encontram-se de norte a sul, e nas ilhas, vários exemplos dessa arquitectura. Em Lisboa podem destacar-se, entre muitos, muitos outros, os edifícios da estação ferroviária do Cais do Sodré (1928), a Igreja de Nossa Senhora de Fátima (1938), na Avenida de Berna, a moradia na Avenida Cinco de Outubro, e o edifício do Diário de Notícias (1940), na Avenida da Liberdade, todos da autoria do arquitecto Pardal Monteiro (1897-1957); a fachada que resta do primitivo Éden Teatro (1935), desenhado pelo arquitecto Cassiano Branco (1897-1970), nos Restauradores; a estação fluvial Sul-Sueste (1931), do arquitecto Cotinelli Telmo (1897-1948), arquitecto-chefe da Exposição do Mundo Português de 1940; e a Casa da Moeda (1936), do arquitecto Jorge Segurado (1898-1990) .
Photo © Fundação de Serralves, Porto
No Porto, o edifício Art Déco por excelência é a Casa de Serralves, cuja execução contou com a colaboração de alguns dos maiores expoentes europeus desse movimento. (Para saber mais sobre a casa, a sua história e os arquitectos e artistas que contribuíram para a sua conclusão e decoração, visite o site da Fundação de Serralves em www.serralves.pt.) Mas a antiga garagem do jornal Comércio do Porto (1932), do arquitecto Rogério de Azevedo (1912-1983) e o edifício do Coliseu do Porto, de Cassiano Branco, são também outros edifícios de referência. Para a história da arquitectura de interiores, registem-se os notáveis vitrais que hoje integram um restaurante da cadeia McDonald's, na Praça da Liberdade.
© Blog da Rua Nove