A Frota da CNN em 1941
Navio Lourenço Marques. Bilhete postal enviado de Las Palmas, Espanha, para Vidago, Portugal, em Junho de 1953.
De acordo com o anúncio da empresa publicado na revista O Mundo Português, número 86, de Fevereiro de 1941, a Companhia Nacional de Navegação mandou construir na década de 1930 quase vinte mil toneladas, correspondentes aos navios Quanza (6.000 toneladas), S. Thomé (9.100), Inharrime (1.665) e Tagus (1.600).
Tal anúncio informa ainda que, no início desse ano, a CNN dispunha também dos navios Nyassa (9.000), Angola (8.300), Cubango (8.300), Lourenço Marques (6.400), Cabo Verde (6.200), Congo (5.000), Luabo (1.385), Chinde (1.382) e Save (763).
Em Moçambique prestavam serviço costeiro as unidades Chinde, Luabo e Save, destinando-se o navio Inharrime ao serviço de cabotagem.
Os navios Angola, Nyassa e Quanza serviam a linha rápida da África Oriental, destinando-se os navios Lourenço Marques e S. Thomé à linha rápida da África Ocidental. As unidades Cabo Verde e Cubango desempenhavam serviço de carga também na África Ocidental.
Dos restantes, o navio Tagus prestava serviço de cabotagem entre o Porto e Lisboa e o navio Congo encontrava-se de reserva em Lisboa.
O serviço de carga e passageiros para a África Oriental partia mensalmente de Lisboa no dia 30 e o serviço para a África Ocidental tinha também a mesma periodicidade, partindo no dia 6 de cada mês.
© Blog da Rua Nove