Aspectos do Vidro em Portugal no Século XX
Garrafas licoreiras em vidro branco transparente, moldado, com bases e tampas em vidro colorido transparente, estas últimas lapidadas. Peças provavelmente produzidas na Marinha Grande. Década de 1940 ou 1950.
As vantagens do vidro moldado foram particularmente exploradas em garrafas licoreiras, que não apresentavam outra decoração senão a própria forma e a combinação de duas cores, apresentando um toque particularmente elegante nas tampas coloridas e lapidadas, uma imagem características da indústria vidreira nacional durante o período Art Déco.
Já nas décadas de 1950 e 1960 voltou a recorrer-se com maior insistência à combinação da cor e da forma complementadas com motivos gravados no vidro. Estas garrafas licoreiras eram acompanhadas por um conjunto de seis, por vezes doze, copos com as mesmas características
Garrafa licoreira em vidro branco transparente, moldado, com tampa em vidro verde transparente. Corpo da garrafa com decoração gravada. Peça provavelmente produzida na Marinha Grande. Década de 1950 ou 1960.
© Blog da Rua Nove