Termas e Águas Medicinais - Vidago
Vidago Palace Hotel (Portugal). Bilhete postal circulado em Agosto de 1913.
Estância termal privilegiada por diversos membros da família real, Vidago teve um período áureo entre o final do século XIX e a década de 1930. No início do século XX a localidade apenas contava com um hotel digno dessa classificação, o Grande Hotel de Vidago, o qual já tinha alojado o rei D. Fernando (1819-1885) e seu filho o rei D. Luís (1838-1889). Nas décadas seguintes passou a oferecer alojamento em edifícios de maiores dimensões, como o Vidago Palace Hotel, o Hotel Avenida e o Hotel Salus (mais tarde, Hotel do Golf).
As águas de Vidago foram classificadas como carbonatadas sódicas, carbo gasosas e muito radioactivas pelo radon, segundo a Direcção Geral de Minas e Serviços Geológicos (1940), estando indicadas na terapêutica das doenças gastro-intestinais e da nutrição. Na região existem ainda várias outras fontes, sendo as de Campilho e Salus as mais conhecidas.
(Consultar mais alguns pormenores sobre a história das termas e das suas concessões em http://chavesantiga.blogs.sapo.pt/128636.html)
Vidago Palace Hotel, Uma vista do lago. Bilhete postal circulado em Agosto de 1913.
© Blog da Rua Nove